Integração do Sistema Elétrico e Instrumentação é tema de palestra no Simtec 2007


Marcus Vinicius: o caminho é trabalhar com protocolos digitais abertos, como o Profibus

Durante o Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Indústria Sucroalcooleira) que aconteceu em Piracicaba – interior de São Paulo, a Smar participou do Simantec – Simpósi Sobre Manutenção e Tecnologias Industriais, por intermédio do engenheiro de aplicações Marcus Vinícius Ribeiro, que apresentou a palestra “Integração do Sistema Elétrico e Instrumentação”, em parceria com o engenheiro da Weg, Paulo Ciboto.

O objetivo principal do evento foi fornecer informações atualizadas sobre sistemas elétricos operando integradamente com a instrumentação das plantas.

Os tipos de manutenção e a forma adequada de realizá-los foram os assuntos iniciais da palestra da Smar. Posteriormente, foram abordados os sistemas de automação existentes no mercado, as tecnologias disponíveis para a integração elétrica, de instrumentação e as ferramentas que a Smar disponibiliza para executá-las dentro de uma unidade de produção.

O palestrante da Smar explanou sobre essa integração de comunicação e indicou algumas medidas para garantir a eficiência do sistema. “O caminho é sempre trabalhar com protocolos digitais abertos que possibilitam aos usuários selecionar as marcas de sua preferência. Um exemplo é a tecnologia Profibus, que tem a instrumentação de campo e o comando elétrico integrados em um mesmo sistema”, explica Ribeiro. De acordo com o vice-presidente da Smar, Mauro Sponchiado, o simpósio é uma oportunidade para a empresa proporcionar atendimento diferenciado aos clientes, além de oferecer informações atualizadas. “A experiência e tradição da Smar e da Weg fortalecem o objetivo do evento”, diz Sponchiado. O simpósio, que aconteceu no segundo dia do Simtec, contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre diretores, gerentes e engenheiros do setor sucroalcooleiro e finalizou, como já é tradição, com o “porco no rolete” – um jantar de confraternização entre os participantes.


Evento forneceu informações atualizadas