LD1.0 da SMAR é aplicado com sucesso na Sementes Selecta

A SMAR disponibilizou ao mercado, recentemente, o LD1.0 - Transmissor de Pressão Econômico Capacitivo. Alguns destes transmissores foram instalados em pontos das linhas de gases e de ar, visando a monitoração da eficiência da caldeira e do controle do nível de água do lavador de gases na Sementes Selecta, localizada em Araguari, MG.

Um LD1.0 foi instalado na saída de gases da caldeira. Evaristo Orellana Alves, Gerente de Produto da SMAR, explica que através da monitoração desta pressão é possível saber se a tiragem está ruim, devido, por exemplo, a entrada de ar falso, que prejudica a eficiência da caldeira.

Outros dois transmissores de pressão foram instalados na entrada e na saída do pré-ar. “Com o diferencial de pressão do pré-ar pode-se detectar, por exemplo, o seu entupimento. Com a monitoração destas pressões pode-se evitar que o entupimento ocorra e prejudique o funcionamento e a eficiência da caldeira”, ressalta o Gerente.

Foi também instalado no lavador de gases um LD1.0 para medir e controlar o nível de água. Caso o nível esteja alto o controle retira o excesso de água, a fim de manter otimizada a eficiência do lavador de gases.

Segundo Willian Batiston, do Departamento de Instrumentação da Sementes Selecta, a monitoração das pressões nestes diversos pontos propicia aos operadores a verificação online do desempenho e eficiência da caldeira, garantindo continuidade ao processo produtivo, além de benefícios ao meio ambiente que recebe os gases tratados provenientes da boa queima na caldeira.

Evaristo afirma que estas são aplicações de sucesso deste novo modelo de transmissor de pressão. “Este equipamento alia características vantajosas do sensor capacitivo, como alta exatidão e robustez, ao baixo custo do transmissor”, conclui.

 

Transmissor de nível LD1.0, medição de nível para sementes