Maior fábrica de biscoitos do mundo tem automação brasileira

No mercado desde 1939, os biscoitos fabricados pela Parle Products, da Índia, são líderes mundiais em venda, com 180 milhões de quilos produzidos a cada ano. Na Índia, a Parle representa 40% do mercado desses produtos e também exporta para vários países da Ásia e do Oriente Médio.

Localizada em Beharaich, perto de Lucknow, no estado de Uttar Pradesh – norte da Índia, a maior fábrica mundial de biscoitos é sinônimo indiano de qualidade e saúde por conter ingredientes nutritivos que servem como suplemento alimentar para uma população que, apesar de contar com a 10ª maior economia do mundo, ainda sofre com a desnutrição.

A fábrica é tão grande e de tamanha importância para a Índia que a construção de uma usina de açúcar em seu interior tornou-se indispensável. A idéia é que o açúcar, ou seja, matéria-prima para a produção de doces, seja fabricado ali mesmo, gerando uma grande economia para a Parle Products.

Ciente da importância da ação empreendedora da fábrica de biscoitos, a Smar iniciou uma negociação com a empresa através de seu Integrador de Sistemas no país, a Indpro, com sede em Pune, estado de Maharashtra. Em 2006, a Usina teve sua primeira safra de açúcar, com automação da multinacional brasileira, processando 2.500 toneladas de cana por dia.

A Smar forneceu o controlador lógico programável LC700 que “fiscaliza” todo o processo industrial, além de outros equipamentos de campo com instrumentação 4 a 20 mA que beneficiam a operação na indústria. O sistema e os instrumentos da Smar controlam várias seções da usina, como moendas, caldeiras e cozedores. A supervisão de toda a planta está sendo realizada com três estações de operação integradas, interconectadas por fibra óptica.

“A Smar está no mercado indiano há mais de uma década, porém, o Brasil tem conquistado sucesso neste país há três anos devido às parcerias confiáveis com suporte técnico adequado e disposição de investimento”, explica Max Ludewig, gerente de negócios da Smar.

A Índia representa quase 10% do mercado internacional da Smar. O país, segundo maior produtor mundial de açúcar – atrás apenas do Brasil – possui um mercado com crescimento contínuo, atraindo grandes fornecedores. A empresa brasileira automatizou diversas usinas do país – que tem aproximadamente 600 em todo o território.