Nigéria: SMAR realiza upgrade em controladores da Shell

Fornecendo equipamentos e serviços à Shell Nigéria desde 2001, a SMAR é responsável por mais um projeto na empresa. Desta vez, será realizado o upgrade em 14 poços de petróleo, atualizando os controladores DF51 - Controlador com 1 porta 10 Mbps Ethernet e 4 canais H1 para os controladores DF63 - Controlador HSE/Foundation fieldbus com 2 portas Ethernet 100 Mbps e 4 canais H1, oferecendo assim maior capacidade de controle.

No projeto, o sistema de controle proposto é o SYSTEM302-7, com ProcessView 9, baseado em uma arquitetura aberta que permite maior escalabilidade e garante maior disponibilidade e confiabilidade da planta.

A Analista de Gestão de Projetos da SMAR, Flavia Campos, explica que para este sistema da Shell foram desenvolvidos blocos customizados para o upgrade dos controladores e equipamentos de campo. “Além disso, está sendo implementada a melhoria do sistema supervisório”, informa.

Profissionais da Shell Nigéria e do representante local Intech Process Automation estiveram no CTS – Centro de Treinamento SMAR para aprovação do FAT e receber treinamentos avançados sobre o SYSTEM302-7. “A integração entre a SMAR, nossos clientes e representantes foi excelente já que grandes expectativas de futuros fornecimentos da empresa foram criadas, o que poderá oferecer ainda maior eficiência ao sistema da planta”, complementa Flavia.

Na Shell Nigéria, a planta está em operação desde 2003 com controladores DF51. O upgrade, com controladores DF63, tem finalização prevista nos próximos meses. A Shell é a empresa de energia mais antiga da Nigéria, produzindo petróleo e gás natural.