Nova América: fornecimento Smar há 30 anos

As histórias do Grupo Nova América e da Smar se fundem com a trajetória do setor de Açúcar e Álcool. A Smar começou a atender a unidade de Maracai, SP, no início da década de 70, quando ainda estava iniciando suas atividades no mercado. Os primeiros serviços foram revisões de turbinas a vapor. Em seguida, o grupo passou a adquirir painéis elétricos, freios, caixas de resistências, fins de curso, automatização de moenda, paralelismo de geradores e instrumentos de controle.

“As primeiras caldeiras a utilizarem CS-500 e Fieldbus da Smar foram as da Usina Maracai”, lembra Júlio Valdrighi, que destaca o fornecimento revolucionário no mercado nacional. Atualmente, a Usina produz 550 mil toneladas de açúcar por ano, 220.000m3 de álcool e 2.270 toneladas de levedura, além da geração de 63.800MW de energia. A estrutura de controle da usina está sendo modernizada com equipamentos com tecnologia Profibus, sendo mais de mil deles, em sua maioria, fornecidos pela Smar.


Mais de 90% dos equipamentos da modernização são da Smar

Em 2006, a Maracai realizou uma expansão de toda a instrumentação das áreas de caldeiras, geradores e fábrica de açúcar. O processo gerou várias alterações e, conseqüentemente, o acréscimo de novos instrumentos nas áreas de moenda, destilação, fermentação, evaporação e cozimento.

“A Smar foi mais uma vez parceira neste processo de modernização. Além da atualização de aproximadamente 120 instrumentos Fieldbus ISP para Profibus PA no setor de revisões em Sertãozinho, SP, forneceu mais de 90% dos novos instrumentos PA”, afirma Fabiano André Lourenço, Supervisor de Manutenção Elétrica e Automação do Grupo.