Pemex recebe treinamento em manutenção Fieldbus

A Pemex, empresa responsável pela exploração, refino e distribuição da produção de óleo e gás do México, recebeu da Smar México, em parceria com a Smar Brasil, um treinamento em Foundation fieldbus utilizando o System302, adquirido pela estatal.

“O objetivo do treinamento foi capacitar os engenheiros e técnicos das áreas de instrumentação e manutenção com conceitos da tecnologia Foundation fieldbus, garantindo o máximo de aproveitamento dos recursos da tecnologia digital com o System302, que foi adquirido como sistema de automação nas plataformas HA-KU-M e HA-KU-S”, explica Marco César, gerente de treinamento a clientes da Smar Brasil.

Foram apresentados conceitos básicos da tecnologia Foundation fieldbus, aspectos de instalações e dimensionamento de uma rede fieldbus utilizando equipamentos e o sistema Smar. “Os conceitos e técnicas transmitidos agregarão benefícios como a distribuição do controle, a interoperabilidade de equipamentos, maior abrangência no diagnóstico de falhas e, conseqüentemente, o aumento da disponibilidade da planta”, assegura o diretor da Smar México, Oscar Matus.