Posicionador inteligente FY303 da SMAR com Teste de Curso Parcial

O FY303, Posicionador inteligente com tecnologia Profibus da SMAR é fornecido agora com a facilidade doTeste de Curso Parcial (Partial Stroke Test, PST). Este teste é aplicado principalmente em válvulas de controle e bloqueio dos sistemas de segurança das indústrias.

Segundo Celso Nobre, Gerente de Produto da SMAR, quando o processo apresenta distúrbios indesejáveis, o sistema de controle corrige esses distúrbios. Quando o sistema de controle não consegue corrigir esses distúrbios, entram em cena os sistemas de segurança e parada do processo, acionando válvulas que fecham ou abrem a passagem de fluidos na tubulação, levando o processo para uma situação segura.

Acontece que essas mesmas válvulas são acionadas somente em casos de emergência, ficando, portanto, a maior parte do tempo sem serem operadas. “O que acontece quando essa válvula é solicitada a atuar? Se ela não for testada periodicamente, não podemos ter a certeza de que ela vá funcionar quando necessário. O PST faz exatamente isso: testa periodicamente a válvula para saber se ela está funcionando corretamente, antes que ocorra a situação insegura. Se a válvula não passar no teste, os operadores da planta são informados através de indicadores do teste. Ou seja, antes de acontecer a situação insegura, são tomadas ações preventivas para evitar os acidentes”, explica Nobre.

Com a incorporação deste teste na lista de diagnósticos do Posicionador Inteligente FY303, ficou comprovado além da competência e eficácia dos cérebros brasileiros, que a troca e o intercâmbio entre fornecedor e usuário são indispensáveis para as partes. “O sentimento de realização e sucesso é compartilhado por todos e o que era o desejo do mercado, pode vir a ser uma necessidade, levando em consideração reduções de custos de manutenção, garantia de continuidade do processo produtivo e, mais importante, auxilia a evitar acidentes que, de outra forma, podem causar danos materiais, perdas humanas e ambientais”, reforça o Gerente.

A SMAR acompanha a evolução tecnológica mundial e se coloca à frente do próprio mercado, oferecendo produtos de acordo com a tendência nos vários segmentos industriais. De acordo com Nobre, é muito comum na SMAR a troca de informações, sugestões e até mesmo palpites entre os engenheiros e clientes. “O PST no Posicionador InteligenteFY303 surgiu em um desses bate-papos com nossos clientes. Esta é a grande vantagem que oferecemos ao mercado: a SMAR é desenvolvedora de tecnologia. Aquilo que pode ser um enorme problema para os escritórios e representantes de multinacionais, cujas matrizes se localizam, por vezes, do outro lado do mundo, na SMAR é simples e direto. E rápido”.

Para a SMAR, este teste representa a comprovação de que é possível desenvolver tecnologia no Brasil e que o intercâmbio entre usuários e fornecedores é imprescindível para o sucesso dos empreendimentos. “A SMAR tem competência indiscutível na área de controle de processos e na tecnologia Profibus”, finaliza o Gerente.