Região Norte recebe treinamento sobre DT e FY

A maratona de palestras realizada entre 20 a 24 de setembro, envolvendo indústrias da área de papel e celulose, mineração e de alumínio, contou com a presença de 65 engenheiros, técnicos e especialistas treinados nas novas tecnologias de medição de densidade e concentração (Família DT), além das potencialidades de controle do posicionador para válvulas e elementos finais de controle (Família FY).

As palestras foram realizadas nas empresas JARI Celulose, Alumínio Brasileiro - Albrás, Alunorte Alumina do Norte do Brasil e Imerys Rio Capim Caulim.

O evento faz parte das diretrizes e da missão da Smar de estar constantemente em contato com seus clientes, sem que a distância seja um obstáculo. As palestras foram conduzidas por Evaristo Orellana, Gerente do DT, e por Celso Nobre, Gerente do FY. Durante os eventos, salientou-se a versatilidade do DT para medições de densidade e concentração de diferentes tipos de processos. Sua aplica- ção apresenta benefícios significativos ao comparar o DT com os medidores tradicionais, tais como aqueles baseados em tecnologia nuclear, provendo mais confiabilidade das medições e diminuição sensível dos custos envolvidos na instalação e manutenção dos medidores de densidade Smar.

Os posicionadores impressionaram muito devido a atual robustez do produto e da disponibilidade de informações relativas a diagnóstico de válvulas de controle e sua conseqüente manutenção "Pró- Ativa". Além disso, os participantes das palestras demonstraram grande interesse nas versões de medição de posição remota, para aplicações em processos envolvendo vibrações e alta temperatura, do cilindro inteligente - ACP, e no novo produto FYCAL, destinado a oficinas de manutenção.

Na ocasião, o representante da Smar em Belém, PID Automação, esteve presente dando o apoio necessário para a realização dos encontros. O programa foi coordenado por Francisco Benilson da Silva, da filial Bahia.