Rhodia recebe treinamento sobre LD400 e FY400

A Rhodia, empresa reconhecida mundialmente nas áreas de polímeros, química orgânica e inorgânica, recebeu da Smar o treinamento sobre o transmissor de pressão LD400 e o posicionador inteligente FY400. A atividade, ocorrida nos dias 26 e 27 de abril, foi coordenada pelos engenheiros Hamilton Baldo e Ronaldo Manzano, do Grupo Rhodia e pelo engenheiro José Carlos Anversa da Smar, filial São Paulo. O evento contou com o apoio das áreas de Marketing, Qualidade, Assistência Técnica e Engenharia de Aplicações da Smar, enriquecendo tecnicamente o treinamento.

Para o gerente de produto, Celso Nobre, o evento foi uma grande oportunidade para o estreitamento da relação usuário-fornecedor, contando inclusive com a participação de prestadores de serviço. “O treinamento transcende o lado comercial, promovendo a troca de experiências de ambas as partes para o crescimento de todos”, conta. As partes introdutórias e teóricas foram conduzidas pelo gerente de produto Evaristo Orellana, para o LD400, e Celso Nobre, para o FY400. A parte prática e a análise de casos estiveram sob a coordenação do gerente de assistência técnica, Luis Henrique Camargo.

O evento contou ainda com a contribuição do gerente de engenharia de aplicação, Venício Carreira, Marcos Brayn, da engenharia da qualidade, e Walmir Schiavinato, coordenador de eventos da Smar.

O treinamento salientou as vantagens da utilização do transmissor de pressão LD400, baseado em sensor capacitivo, apresentando o tempo de resposta mais rápido dos transmissores do mercado, rangeabilidade de 200:1, alta exatidão e os benefícios de diagnósticos acessíveis por tecnologia HART.

Em relação ao FY400, também foram abordados os benefícios da conectividade com aplicativos que utilizam a tecnologia FDT/DTM e HART®. Além disso, discutiu-se as vantagens da sintonia automática bem como a velocidade e simplicidade da autoconfiguração do posicionador. Segundo o assistente técnico de engenharia da Rhodia, Hamilton Baldo, o treinamento ofereceu novidades da linha 400 da Smar. Ele cita como exemplo os instrumentos em certificação pela TÜV para utilização em malhas de segurança de processo, garantindo alta confiabilidade. “Vimos também grande interesse dos participantes e a disposição dos palestrantes em ouvir e esclarecer as dúvidas levantadas”, afirma Baldo.

O treinamento foi encerrado com um churrasco de confraternização na ADC-Rhodia, com a presença do diretor da Smar e presidente da Associação Profibus América Latina, César Cassiolato, assim como do gerente da filial São Paulo, Wagner Dias, e do gerente geral da Rhodia, José Roberto R. Rebello.