Rio Oil&Gas 2010: SMAR apresenta trabalho na conferência

A SMAR participou, no último dia 15, do Congresso do IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis), no Rio Oil&Gas 2010, que aconteceu no Rio de Janeiro, RJ, entre os dias 13 e 16 de setembro.

No evento, o Engenheiro de Desenvolvimento da SMAR, Delcio Prizon, apresentou aos participantes uma tendência em sistemas abertos, por meio do uso de sistemas orientados a serviços.  “Os Sistemas de Automação de Processos utilizados em refinarias e plataformas de petróleo e gás sempre almejaram a conectividade desde o chão de fábrica até os níveis corporativos. Isto facilita bastante a tomada de decisões no nível gerencial”, completa.

Prizon explica que é possível viabilizar isto com o novo padrão recentemente liberado pela OPC Foundation, que foi desenvolvido através da arquitetura orientada a serviços. “De uma maneira geral, este trabalho mostra um caso de uso de obtenção da informação de forma instantânea, presente em uma instalação industrial, como por exemplo, uma plataforma de petróleo, disponibilizando esta informação para os diversos setores corporativos em terra, sem a necessidade de alterações de infraestrutura de redes já existentes”, esclarece.

Com isto é possível obter a preservação dos investimentos já feitos e também o acesso a novas informações de gerenciamento de ativos, proporcionando assim a tão esperada manutenção pró-ativa e preditiva, além de maior economia.