Santec, Guaricanga e CEFET participam de Treinamento em Instrumentação para Caldeiras

O Centro de Treinamento SMAR, em Sertãozinho, SP, foi palco do treinamento em Instrumentação Aplicada ao Controle de Caldeiras (TC-124), ministrado pelo engenheiro Rogério Pessa no mês de outubro.

Participaram do treinamento a empresa Santec (São Paulo, SP), a Destilaria Guaricanga (Presidente Alves, SP) e o CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica (Sertãozinho, SP), que utilizam equipamentos SMAR como os controladores CD600Plus e LC700, e os transmissores / posicionadores da linha 301.

Em sua apresentação, Pessa explanou sobre os tipos básicos e o funcionamento geral das caldeiras com aplicações nos segmentos de Açúcar e Etanol e Industrial (para combustíveis líquido, gasoso e sólido), além de aspectos relativos à instrumentação, medição de variáveis, e controles principais e auxiliares, necessários à operação, ao bom funcionamento e à segurança deste equipamento.

Os recursos utilizados durante o curso (controlador CD600Plus, geradores de corrente e softwares de configuração e supervisão) permitiram aos participantes conhecer os principais controles e simular as estratégias necessárias para a operação de uma caldeira.