Seminário da AINST discutiu tecnologias de automação industrial

A Associação Brasileira dos Profissionais de Instrumentação, Controle e Automação realizou de 12 a 15 de junho o V Seminário Nacional de Controle e Automação Industrial, Elétrica e de Telecomunicações, realizado no Centro de Convenções de Salvador.

No dia 14, a Smar, por meio do gerente de sistemas Leandro Torres e de César Cassiolato, diretor da Smar e Presidente da Associação Profibus Brasil América Latina, apresentou as tecnologias Profibus-DP e Profibus-PA.

Foram detalhados o protocolo e a tecnologia Profibus e apresentadas as principais vantagens ao usuário em termos de configuração, operação e manutenção. Foram mostrados também os critérios de projeto e dimensionamento da rede.

No dia 15, o diretor de desenvolvimento da Smar, Libânio C. de Souza, explanou sobre o uso da instrumentação wireless na indústria, detalhando as frentes e tecnologias de redes e equipamentos wireless. Além disso, explicou sobre os grupos de trabalhos da HART Foundation, Fieldbus Foundation e Profibus Organization, que estão trabalhando na padronização da tecnologia.

Estiveram presentes profissionais de diversas áreas e empresas como o Senai, Cefet, Petrobras, Brasken, Yamana Mineração, entre outras.