SESI e Smar lançam projeto para formação profissional de jovens

Presente entre as seis empresas paulistas que tiveram seus projetos aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação 2009, a Smar lançou, no dia 2 de outubro, em parceria com o SESI (Serviço Social da Indústria) de Sertãozinho, SP, o Programa Cidadão do Futuro, que terá duração de 18 meses e atenderá 120 adolescentes de 14 e 15 anos inscritos no PAF – Programa Atleta do Futuro do SESI. Os alunos receberão orientação vocacional, aulas quinzenais sobre meio ambiente, cidadania, qualidade de vida, entre outros temas, e farão visitas periódicas às unidades da Smar.

Para o Diretor do SESI de Sertãozinho, Cyro César Maricato, o projeto preenche uma necessidade identificada ao longo dos 10 anos do PAF. “Alguns conceitos importantes, como a orientação vocacional, que eram abordados timidamente no PAF, agora serão aprofundados no Programa Cidadão do Futuro”, afirma. “Uma empresa como a Smar tem muito a oferecer a esses jovens, pois o contato com diferentes profissionais nos diversos departamentos da empresa, e sobretudo com o meio industrial, será uma ferramenta excelente para nortear suas escolhas profissionais”, completa Maricato.

Para o Diretor César Cassiolato, a oportunidade de mostrar aos jovens que o brasileiro tem potencial de garantir um futuro soberano e sustentável é muito gratificante. “Mais do que em qualquer outra época, hoje nenhum país do mundo consegue avançar sem valorizar o cidadão e sem investir seriamente em ciência e tecnologia. É com este intuito que nasce o Programa Cidadão do Futuro, para promover conhecimento e esporte de forma sustentável, investindo em cidadania”, finaliza.

Nos dias 6 e 7 de outubro o engenheiro Vanderlei Luiz Daneluz Miranda ministrou a primeira palestra aos alunos, com o tema Relações Familiares: o papel das emoções. As próximas aulas, que acontecem de outubro a novembro, serão: Marketing Pessoal: ferramenta essencial para o sucesso; Linguagem Corporal; e Por que preciso saber inglês?– A história do gato e do rato.

Smar - Cidadão do Futuro

Aluna elabora redação sobre Relações Familiares, tema que abriu as palestras do Programa Cidadão do Futuro