SIPAT da Smar reúne funcionários interessados em segurança do trabalho

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unidade I da Smar está promovendo de 11 a 15 de setembro a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), reunindo cerca de 120 colaboradores que trabalham na área de manufatura da fábrica.

Entre diversas outras atividades, a semana contou com palestras sobre estresse com a psicóloga Tânia Cristina Belan Dutra, e sobre reeducação alimentar, com a nutricionista Alessandra Rodrigues Prati, transformando-se em um evento interativo onde todos os participantes puderam tirar suas dúvidas.

No Brasil, a busca pela qualidade de vida dos funcionários tem sido muito freqüente, já que a prevenção de doenças é o melhor caminho para se ter mais produtividade no ambiente de trabalho. “A reeducação alimentar possibilita mais saúde e disposição ao funcionário e uma boa alimentação previne muitas enfermidades”, explica a nutricionista.

O estresse, mal do século, foi discutido como um problema sério a ser tratado, informando aos funcionários a melhor maneira de lidar com essa resposta do organismo à inquietação dos últimos anos. “Trata-se de uma reação normal, mas a rotina agitada do mundo faz com que nos descontrolemos e precisamos aprender a trabalhar o equilíbrio”, esclarece a psicóloga.

A Unidade I da Smar é onde acontece a primeira etapa de produção dos equipamentos e, por tratarem-se de produtos pesados, é a mais sujeita a acidentes, apesar do controle ostensivo da empresa. No local, os colaboradores utilizam diversos equipamentos de segurança, como óculos, calçados especializados, protetor auricular, entre outros.

De acordo com o presidente da Comissão, Alberto Aparecido Eleutério, o grande objetivo do encontro foi alcançado. “A interação conscientizou a todos a buscarem a segurança no trabalho, para conquistarmos um ambiente cada dia mais saudável”, garante.