Smar constrói trajetória de orgulho no setor sucroalcooleiro

Com 32 anos no mercado, a Smar tem uma gratidão especial pelo setor sucroalcooleiro. Em primeiro lugar, porque cresceu servindo o segmento. Em segundo, pelo reconhecimento de seu trabalho no setor, sendo a empresa eleita de diversas unidades de produção em todo o mundo.

Nascida em 1974, em Sertãozinho, SP, a Smar mudou os conceitos de tecnologia de controle em açúcar sobressaindo- se pela ousadia em seus projetos. A empresa foi criada por um grupo de engenheiros que apostou na engenharia eletrônica de automação para a otimização da produção sucroalcooleira nas usinas, muitas delas ainda trabalhando com equipamentos mecanizados.

Já na década de 70, as idéias da Smar eram consideradas precursoras da engenharia de automação. Nessa época, a Smar lançou diversos produtos como controles de paralelos de geradores, transmissores e controladores, todos, grandes inovações no Brasil. Porém, a aplicação que lhe rendeu os primeiros suspiros de sucesso foi a automação de uma esteira de alimentação de cana para uma moenda da Usina Carolo, em Pontal, SP.

Os êxitos vieram rapidamente, graças à credibilidade que a Smar adquiriu no setor, alcançando, desta forma, outros mercados e segmentos. Na década de 80, acompanhando a tendência mundial, a empresa passou a produzir controladores digitais, mais modernos e com a exigência de mais recursos tecnológicos, ao invés dos analógicos, ainda muito comuns na época. Clientes como as Usinas Delta, Santa Tereza, Galo Bravo, Carolo, Goianésia Álcool e Cruangi apostaram nas inovações da empresa, que não paravam de crescer.

Hoje a Smar é uma empresa com patentes tecnológicas próprias, alcançando o status de líder mundial em tecnologia de ponta, exportando na área sucroalcooleira para EUA, Índia, México, Tailândia, África do Sul, Austrália, além de países das Américas do Sul e Central. “O Brasil é visto como um grande competidor no mercado mundial graças à atuação da Smar”, garante Jayme Tamaki Júnior, gerente de negócios de Açúcar e Álcool da multinacional.

Devido à necessidade do setor, a Smar abriu filiais para atender usinas em todo o território brasileiro. A mais recente delas, a de Araçatuba, foi inaugurada em 2003, antevendo o direcionamento do segmento nesta nova região canavieira. “Cerca de 30 usinas deverão se instalar na região até 2010, ou seja, mais de 60% do total em todo o Brasil para o mesmo período”, conclui Tamaki.