Smar e “Tecnologia brasileira contribuindo ao bem comum do Planeta”

A Smar sempre teve em seus objetivos desenvolver tecnologia de ponta com a preocupação de catalisar o futuro sustentável, de forma a garantir e proporcionar oportunidades socioeconômicas e ao mesmo tempo reduzir o impacto sobre o meio ambiente.

É consenso que o bem estar do planeta é vital a todos nós e a Smar em seus 38 anos, com todos os seus colaboradores, vem contribuindo para sua sustentabilidade. Gerencia processos industriais e ajuda clientes a reduzir seus impactos no meio ambiente com a tecnologia, gerando soluções ambientalmente sustentáveis.

Vale lembrar que a demanda por produtos como o açúcar e etanol vem aumentando e, com isto, cada vez mais recursos naturais são utilizados.

A preocupação com o aquecimento global aumentou a demanda pelo etanol brasileiro. Este é o mais competitivo do mundo, pois reduz em 85% as emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo aquecimento.

Desta forma, toda atenção e controle são necessários, pois é preciso utilizar mais energia, matéria-prima, transporte, armazenagem, dentre outros, o que também, em muitos casos, acarreta novas agressões ao meio ambiente.

Aqui entra a automação que, além de facilitar o processo, proporcionar qualidade, minimizar a variabilidade, garantir a repetibilidade e segurança operacional, é responsável por gerenciar eficientemente as condições ambientais e a utilização dos recursos energéticos nas linhas de produção, reduzindo o descarte e o desperdício de matéria-prima. A Smar, fornecedora líder na indústria de açúcar e etanol, presente em mais de 90% das usinas brasileiras e também em 97 países, vem promovendo melhorias nos processos através de seus produtos e sistemas de automação, sempre na vanguarda tecnológica, garantindo ao setor maior produtividade e eficiência.

Como empresa genuinamente brasileira, a Smar, com todo know-how em automação de plantas de açúcar e etanol está comprometida na busca pela energia limpa através de seu corpo técnico altamente capacitado e em sinergia com este cenário, para poder atender o mercado de bioenergia com as melhores soluções industriais.

A tecnologia Smar, comprometida com a sustentabilidade e com o futuro do meio ambiente, está há mais de 38 anos revolucionando o setor sucroalcooleiro proporcionando negócios lucrativos, vantagens competitivas, seguras, com excelência operacional e sustentável aos seus clientes.

Além do setor sucroalcooleiro, a Smar possui sistemas instalados em outros grandes processos, garantindo a segurança operacional e a redução do impacto ambiental, como no projeto PEGASO - Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional da Petrobras.

Este é o maior projeto mundial já destinado a um programa ambiental do setor de petróleo em que são desenvolvidas novas tecnologias para as áreas de segurança, meio ambiente, saúde, contingências (ações de emergência), efluentes (despejos industriais), supervisão e automatização de dutos, tratamento de resíduos e gerenciamento de riscos.

Outro projeto de destaque foi na CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – para a automação do sistema de macrodistribuição de água em Fortaleza. O sistema foi implantado no CECOP (Centro de Controle Operacional) e em bairros da capital cearense o que proporcionou à CAGECE ser a companhia brasileira de água e esgoto com menos perda na distribuição de água. Através da tecnologia Smar, a CAGECE garante aos fortalezenses a continuidade da água tratada e sem desperdícios.

A Smar reconhece suas responsabilidades com o meio ambiente e procura nortear seus objetivos de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável. A empresa tem em seus valores a sinergia entre o desenvolvimento tecnológico, a preservação do meio ambiente, a minimização de impactos ambientais e o máximo aproveitamento da matéria-prima.

A Smar combina o melhor sistema de automação e os melhores equipamentos de campo para melhorar os processos industriais que utilizam recursos naturais, com equipes experientes e servindo às necessidades dos clientes. É a tecnologia brasileira contribuindo ao bem comum do Planeta!