SMAR mostra Centro de Operações Integradas na Fenasucro

Quem esteve no estande da SMAR na XVI Fenasucro & Agrocana, que aconteceu em Sertãozinho, SP, pôde conferir como funciona um COI – Centro de Operações Integradas, operando o SYSTEM302-7, que foi o principal destaque da empresa na feira. A estrutura da sala de controle e o hardware das estações de operação apresentados foram desenvolvidos pela parceira Box File IT.

Os benefícios do sistema de controle SYSTEM302-7 estão na sua infra-estrutura baseada em Ethernet, que permite a utilização de protocolos de comunicação padronizados e não-proprietários como o HSE (High Speed Ethernet), além da conectividade com a Internet/Intranet, que possibilita o gerenciamento completo de unidades a partir de uma sala de controle central.

Segundo Marcus Vinícius Ribeiro, gerente de engenharia de aplicação do setor de Açúcar e Álcool, a demonstração da SMAR está bem próxima da realidade. O SYSTEM302-7, ainda segundo Ribeiro, tem um grande diferencial. "O padrão internacional do sistema atende a todos os mercados, da pequena à grande empresa", explica.
Eduardo Munhoz, diretor da Divisão de Açúcar e Álcool, explica que a empresa, que participou de todas as edições da Fenasucro e sempre foi pioneira no desenvolvimento de instrumentos de campo, inova ao trazer o COI da usina para a feira. "A Fenasucro foi evoluindo com o passar do tempo e a SMAR acompanhou esta evolução até chegar no patamar que está hoje, mostrando o SYSTEM302-7 em um ambiente semelhante ao industrial", completa.


Demonstração do SYSTEM302-7 em um Centro de Operações Integradas

Ação social
A SMAR Collection, setor que administra as ações sociais da empresa, também esteve presente na Fenasucro. No estande era possível comprar canetas, camisetas, entre outros produtos. O dinheiro arrecadado é destinado às ações sociais da SMAR.