SMAR participa de mesa redonda no IBP

O IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis – organizou, no dia 2 de março, uma mesa redonda sobre “Detecção de Nível de Interface Óleo/Água”. O encontro aconteceu na sede da organização, no Rio de Janeiro.

Representantes de quatro grandes empresas foram convidados para apresentarem suas soluções sobre o tema no evento, que reuniu mais de 70 profissionais. Pela SMAR, Evaristo Orellana, Gerente de Produto dos Transmissores de Pressão e Densidade, apresentou a solução da empresa para medição de nível de interface por meio do Transmissor de Densidade e Concentração DT300. Alessandro Machado, Gerente da Regional Rio de Janeiro da empresa, também esteve no encontro.

De acordo com Evaristo, este equipamento, projetado e patenteado pela SMAR para a medição de densidade e concentração de líquidos, tem dentre suas funções a detecção de interface entre dois fluidos em um tanque. Para a medição do nível de interface o DT300 pode ser instalado diretamente no tanque de processo ou em um stand-pipe com vasos comunicantes.

Esta solução SMARTranspetro_Uberaba-Densidade de fluidos claros2: Nível de Interface Gasolina / Óleo Diesel / Querosene já foi testada e aprovada em diversas aplicações, tais como: medição de interface água/óleo, em tanques tratadores de óleo e em tanques separadores trifásicos; medição de interface glicerina/biodiesel, em tanques decantadores na produção de biodiesel; e medição de interface álcool/ciclo-hexano, em usinas de açúcar e etanol.

Evaristo ressalta que um diferencial importante da solução SMAR, que ficou clara durante o debate, é a possibilidade do DT300 ser instalado em linha para a detecção de interface em tubulações multiuso, onde escoam óleo diesel, gasolina, querosene e GLP. “Nesta aplicação, o DT300 informa a densidade do fluido a uma temperatura de referência, para que o operador identifique o fluido que está escoando pela tubulação e abra a válvula do tanque de armazenagem deste produto”, explica. 

 

Nível de Interface Biodiesel / Glicerina

 

Nível de Interface Água / Óleo

 

Nível de Interface Gasolina / Óleo Diesel / Querosene