SMAR participa do I Simpósio de Controle e Automação do Sul da Bahia

 

Entre os dias 21 e 23 de novembro, como parte do Programa de Educação Tutorial Controle e Automação, a Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia, promoveu o I Simpósio de Controle e Automação do Sul da Bahia. A SMAR esteve presente palestrando e ministrando dois cursos.

César Cassiolato, Diretor de Marketing, Qualidade e Engenharia de Projetos e Serviços da SMAR, palestrou sobre o Protocolo Profibus e Leandro Torres, Gerente de Sistemas e Soluções, palestrou sobre Sistemas de Automação com Inteligência Distribuída.

Em relação aos cursos ministrados, o primeiro com Cassiolato, sobre Tecnologia Profibus e melhores práticas para certificação de instalações. E o segundo com Leandro Torres, que falou sobre introdução aos conceitos de Ethernet Industrial e sistemas de automação com inteligência distribuída.

Cassiolato comentou, em seu treinamento, que o Profibus é uma tecnologia consolidada em milhares de aplicações em todo o mundo. “Nesse cenário é essencial que os projetos de sistemas de automação que utilizam esta tecnologia contem com profissionais altamente capacitados e reconhecidos para garantir o sucesso do empreendimento e que haja a certificação de redes”, esclarece.

O Diretor ainda detalha que “os principais objetivos deste trabalho técnico de certificação de redes Profibus visam:

  • a conformidade da rede Profibus em campo com o que foi definido em projeto e de acordo com o Padrão Profibus;
  • que as instalações Profibus e níveis de sinais estejam de acordo com o Padrão Profibus;
  • identificar possíveis falhas nas instalações;
  • identificar possíveis falhas na comunicação;
  • as condições mínimas e corretas de configuração da rede e equipamentos;
  • incremento no desempenho e confiabilidade da rede;
  • a redução no tempo de comissionamento, startups e paradas;
  • a atuação preventiva e preditiva nas possíveis falhas em instalações e sinais de comunicação;
  • um incremento da segurança operacional como um todo com as melhorias sugeridas;
  • elevar a performance operacional e reduzir os custos globais de operação e manutenção”.

Para finalizar, Cassiolato destaca que “o sucesso de um projeto Profibus está intimamente ligado às condições de suas instalações”.

Ao realizar sua apresentação, Leandro Torres explicou que “na diversidade dos desafios das atividades de implantação de novos projetos de automação, os responsáveis pela definição do sistema de controle terão uma difícil tarefa para definir a melhor arquitetura de automação. Nesse contexto, conceitos antigos e novos se cruzam, criando um panorama nebuloso sobre as reais funções dos novos sistemas de controle. Hoje, a corrida em busca de características consolidadas de SDCD e CLP por parte dos clientes em uma plataforma única, modular e flexível é inevitável para projetos mais competitivos”.

E conclui explicando que “a arquitetura híbrida de automação, baseada em inteligência distribuída entre as interfaces do sistema, produz uma infraestrutura multiprocessada poderosa, conectada através de redes industriais Ethernet de alto desempenho capaz de suprir as mais profundas necessidades dos domínios de aplicação de controle”.