Smar presente no encontro Plugfest da FDI (Fieldcomm Group) em Berlim



A SMAR esteve presente na Plugfest, que ocorreu entre os dias 10 e 14 de julho/2017 no hotel Cortyard by Marriot, em Berlim. O evento foi organizado pelo FieldComm Group, organização que uniu a HART Communication Foundation (HCF) e a Fieldbus Foundation (FF). Além destes dois protocolos, HART e FF, o Fieldcomm Group também promove e mantém a tecnologia FDI (Field Device Integration). No evento a Smar esteve representada pelo gerente de desenvolvimento de softwares Omar Donaires.

A tecnologia FDI reúne os benefícios da tecnologia EDDL (Electronic Device Description Language) e da tecnologia FDT/DTM (Field Device Tool / Device Type Manager), integrando e entregando esses benefícios através da plataforma OPC/UA (Open Process Control / Unified Architecture. A tecnologia FDI é o resultado da combinação de várias tecnologias com o objetivo de disponibilizar informações dos equipamentos de campo para os sistemas de automação. A FDI é uma tecnologia padronizada através da IEC, assim como a EDDL. Ela permite integrar de forma padronizada e uniforme os equipamentos de campo dos mais diversos fabricantes e de vários protocolos, incluindo HART, FF e PROFIBUS, aos sistemas de automação. Isso é feito através de um FDI Device Package, que reúne num único arquivo a EDD de um equipamento específico com outras informações como imagens, manuais e aplicativos gráficos para configuração e manutenção do equipamento. Dessa forma permite disponibilizar não apenas valores de variáveis dos equipamentos como também informações avançadas e apresentações gráficas amigáveis que facilitam a interação dos usuários com os equipamentos de campo.

O evento iniciou na segunda-feira, dia 10 de julho, com as reuniões técnicas de vários grupos de trabalho do Fieldcomm Group. O objetivo da reuniões foi dar continuidade ao desenvolvimentos da tecnologias HART, FF e FDI. Na quinta-feira, dia 13/07 à tarde e no dia 14/07 de manhã ocorreu a Plugfest. O objetivo da Plugfest foi permitir que fabricantes de softwares de automação e de equipamentos de campo tivessem a oportunidade de testar seus softwares e equipamentos uns com os outros. O evento incluiu cinco sistemas host de quatro fabricantes diferentes – que estão entre os maiores da indústria de automação – e treze equipamentos de campo de oito fabricantes diferentes, entre eles o LD301 da SMAR.

Os sistemas host foram disponibilizados cada um em uma bancada, sobre as mesas da sala de conferência do hotel. Os equipamentos dispuseram de uma hora de teste em cada uma dessas bancadas. Os organizadores do evento elaboraram uma programação tal que permitiu que todos os equipamentos pudessem ser testados com cada um dos sistemas de software presentes no evento. Dessa forma, o LD301, por exemplo, foi testado com cada um dos softwares participantes do evento.

Para isso, foi criado um FDI Device Package para o LD301. Os testes do FDI Device Package do LD301 em todos os sistemas host foram bem-sucedidos: a comunicação foi estabelecida, permitindo a navegação pelos menus do equipamento, e a leitura e escrita de variáveis e a execução de métodos definidos através da EDDL foram executadas com sucesso.