SMAR realiza palestra no SANEAR, em Rondonópolis, MT

Cerca de 20 colaboradores do SANEAR – Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis, MT – participaram de uma palestra, realizada na própria empresa no dia 5 de maio, ministrada pelo Engenheiro de Aplicações da Smar, Anderson Mateus Garcia.

Atuando na área de saneamento, Anderson apresentou aos participantes as soluções SMAR para automação de processos voltados para o setor. “Oferecemos serviços de qualidade, atuando na monitoração e controle dos processos de captação e tratamento de água bruta, reservatórios de água tratada para distribuição e também no tratamento de esgoto”, explica Anderson. Pela SMAR, além do Engenheiro, participou do encontro o Sr. Mário Augusto da Silva, responsável comercial da SMAR no atendimento da região de Mato Grosso e Rondônia.

Entre os principais assuntos abordados no encontro estão a medição de nível, volume e vazão dos reservatórios, pressão de recalque e vazão de água nas adutoras, atuadores de válvulas de bloqueio e desvio de fluxo, telemetria e telecomando de conjunto motobomba, automação do processo de lavagem dos filtros na ETA – Estação de Tratamento de Água, o SYSTEM302 como solução completa em automação de sistemas de saneamento , consultoria em aplicações de automação em saneamento e casos com aplicações de sucesso em clientes deste segmento.

Dalton M. Virgílio, Engenheiro do SANEAR, elogiou a clareza e objetividade da apresentação. “Certamente a palestra enriqueceu o conhecimento dos nossos colaboradores. Ficou nítido para todos que, tratando-se de automação industrial, neste caso aplicado ao saneamento, que o leque de opções para sua intervenção no gerenciamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário das cidades tenderá a ser uma constante tecnológica mundial que possibilitará o monitoramento e a operação de inúmeros equipamentos nestes sistemas”, comenta.

De acordo com Dalton, sua aplicação, portanto, vai ao encontro do lema do saneamento mundial que é “...o controle de perdas (de água) e a recuperação de faturamento, aliados ao atendimento efetivo da população e a eficiência energética dos sistemas de saneamento das cidades...”. “Sendo assim, a instalação destes mecanismos tornar-se-á um grande aliado na operação e no controle destes sistemas”, comenta.

Ainda segundo Anderson, a água é um patrimônio importantíssimo para o país, por isso, é preciso utilizá-la com racionalidade e parcimônia. “A SMAR está preparada para fornecer às empresas de saneamento um sistema de automação que as ajudará na gestão do recurso hídrico e, para isso, conta com profissionais competentes e capacitados, desenvolvendo e comercializando produtos de alta tecnologia e com extenso benefício.”

 

Fonte: Mensagem Marketing e Comunicação