Solution Provider: tecnologia de ponta em equipamentos de terceiros

Reconhecida pelo fornecimento dos mais modernos equipamentos de campo e softwares para controle de processos, a Smar possui vasta experiência na utilização dos mais avançados protocolos de comunicação utilizados ao redor do mundo. Atenta às necessidades específicas de cada cliente, a Smar fornece o Solution Provider, que é a implementação dessa tecnologia em equipamentos de terceiros.


Equipe responsável pelo projeto: Guilherme Moretti, Edison Branco (Smar), Alexandre A. H. S. Garcia (Metroval), Romualdo Paranhos (Metroval) e Jorge Carvalho (Smar)

Esta solução atende os fornecedores de produtos para automação industrial, principalmente as empresas que pretendem ter em seu rol os equipamentos HART, Fieldbus e Profibus.

O processo de implementação do Solution Provider em uma empresa é muito preciso. Primeiro o cliente apresenta as suas necessidades. Em seguida, a Smar busca entender essas necessidades e esclarecer as dúvidas, além de fazer um estudo técnico e comercial e montar uma proposta.


Libânio Carlos de Souza, Diretor de Desenvolvimento

Após aprovação da proposta, começam as reuniões técnicas entre as equipes do cliente e da Smar para detalhamento do projeto. Então é elaborado um crono-grama com as atividades das equipes, que executam as tarefas. São realizadas reuniões periódicas de acompanhamento até a integração das partes, chegando ao protótipo, que é testado e validado pelo cliente. A Smar realiza ainda todos os testes internos para verificar se o equipamento atende às normas pertinentes.

Para o Diretor de Desenvolvimento Libânio Carlos de Souza, a Smar se destaca como líder em tecnologia, fornecendo componentes de hardware e software para outras empresas de automação. “A principal vantagem do Solution Provider é o fornecimento da nossa tecnologia para empresas que atuam em outras áreas, com linhas de produtos diversificadas, o que fortalece e difunde a tecnologia da Smar”, afirma.

Em 2008 a Smar forneceu o Solution Provider para a empresa Metroval Controle de Fluidos Ltda., que fez um medidor de vazão Foundation fieldbusTM. Segundo o Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Amauri Ribeiro, a escolha da Smar como fornecedora do Solution Provider foi baseada em uma pesquisa internacional. “A Smar, avaliada entre as melhores no cenário mundial, foi escolhida devido à sua capacidade tecnológica, bem como pela proximidade, idioma e preço competitivo”, afirma.

Ainda segundo Ribeiro, este foi o projeto mais rápido já realizado entre as duas empresas. “Houve uma grande sinergia entre as equipes da Smar e da Metroval, o que possibilitou o desenvolvimento e a entrega do projeto em tempo recorde. A parceria com a Smar foi excelente: a agilidade da Smar superou as expectativas e o produto foi aprovado em todos os quesitos”, completa.


Jorge Alexandre T. de Carvalho, Guilherme José Souza Moretti e Edison Luis Santana Branco da Equipe de Desenvolvimento da Smar