Soma de talentos na formação de RH para automação no Brasil

FPTE/Unilins e Smar

Curso de Engenharia de Automação Empresarial implantado em 2002, pela FPTE – Fundação Paulista de Tecnologia e Educação/Unilins e Smar faz sucesso em nosso país.

É um dos cursos mais procurados na Unilins. Hoje, alunos da 1º Turma, que colaram grau em 26 de Janeiro de 2006, trabalham na automação de grandes empresas como:

  • frigorífico - Grupo BERTIN FRIBOI;
  • automação - Smar, Intereng;
  • Hidrelétrica - AES-Tiete;
  • alimentos - IFC-International Food Company;
  • cervejaria - GRUPO ARAUCO-Cervejaria Premium;
  • sucroalcooleiro - USINA FRUTAL, EQUIPAV, GUARICANGA;
  • engenharia - POLIMATE,
nas cidades de Lins, São Paulo, Sertãozinho, Promissão, Nova Avanhandava, Frutal-MG, Ituverava, Presidente Alves, e em todo Brasil onde estiver o GRUPO BERTIN. Esses ex-alunos de Engenharia de Automação Empresarial da 1º Turma, ocupam nessas empresas os cargos de Gerência, Supervisão, Coordenação de Sistemas, Eng. de Automação, Instrumentação Sênior e outros cargos técnicos e de planejamento em automação.

A primeira planta de biodiesel do Brasil instalada no Frigorífico Bertin em Lins-SP, com inauguração em julho deste ano e a presença do presidente Lula, contempla a tecnologia Smar em sua automação e sete ex-alunos do curso de Engenharia de Automação da Unilins.

A idéia da criação desse curso em 2001, foi do Prof. Waldemar Casadei, hoje Prefeito de Lins, que reuniu-se naquela época com o presidente da Smar, Eng. Edmundo Rocha Gorini para início dos estudos.

No mandato seguinte, Prof. Edgar Pastorello, Presidente da FPTE, Prof. João Carlos de Campos Reitor da Unilins e o Diretor-Presidente da Smar, elaboraram e executaram o plano de implantação com suas equipes. 22 pessoas entre diretores, gerentes e engenheiros da Smar fizeram parte do corpo docente, para as matérias específicas da grade curricular viajando 250 km para esse feito, com Sistema de Monitoria para a aquisição da Transferência de Tecnologia em Automação pela Unilins até o término da 1º Turma.

Em fevereiro deste ano com o atual presidente da FPTE, Prof. Paulo Grossi com o objetivo de continuidade do Convênio Geral, fortalecendo outros projetos em andamento como Geoprocessamento com Automação e outros, reuniram-se na Smar em Sertãozinho-SP.

Em continuidade, na Unilins as Presidências da FPTE e Smar e Reitores da Unilins, continuaram a trabalhar para alavancar a SOMA DE TALENTOS, iniciada há 10 anos, com tanto sucesso para o país. Professor Deusdedit Carvalho de Morais