Técnicos da Sanecap conhecem tecnologia da SMAR

Levando sua tecnologia a diferentes segmentos, a SMAR realizou, no dia 19 de fevereiro, no Centro de Convivência da Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap, em Cuiabá, Mato Grosso, a palestra “Automação no Sistema de Saneamento”.

Com a participação de técnicos operacionais da Sanecap, a palestra foi proferida pelo Gerente de Aplicações da SMAR para o setor de Saneamento, Ricardo Argolo, que expôs as soluções e experiências executadas pela empresa nas companhias de saneamento de Minas Gerais (Copasa), São Paulo (Sabesp), Paraná (Sanepar), Ceará (Cacege), Tocantins (Saneatins), entre outros sistemas.

Na ocasião, o palestrante mostrou a importância do emprego da tecnologia de automação no sistema de saneamento para a obtenção de um processo plenamente satisfatório nos módulos trabalhados nesta área. A tecnologia SMAR será implantada nas ETAs – Estações de Tratamento de Água, ETEs – Estações de Tratamento de Esgoto e nas Captações de Água em Cuiabá.

Para receber a nova tecnologia, a Sanecap adquiriu 24 novos macromedidores, que estão instalados em algumas estações de tratamento da cidade. Segundo Marciso Foletto Pereira, Gestor Operacional do Setor de Distribuição e Macromedição da Sanecap, os macromedidores fornecem os dados de vazão e volume de água, que serão usados para aperfeiçoar a distribuição de água nas diversas linhas de abastecimento da capital. “Com esta tecnologia, conseguiremos também combater as possíveis perdas existentes e, ao mesmo tempo, deixar para trás técnicas ultrapassadas que eram utilizadas para medição”, finaliza.