Tendências do Mercado de Automação: para qual direção você está indo?

Por Marcus Vinicius M. e Silva, Gerente de Produtos da Divisão de Engenharia de Produtos da Smar

 

 

 

WirelessHART® Smar e as novas tendências

Segundo estudo de 2011, da Frost & Sullivan, o que se espera do segmento de automação industrial, para os próximos anos, são importantes tendências voltadas a um mercado globalizado, extremamente dinâmico e que demanda novos players, novas tecnologias, soluções sustentáveis e que garantam lucratividade. São elas:

  • a eficiência energética, primordialmente relacionada a soluções sustentáveis para esse mercado;
  • a tecnologia avançada no gerenciamento de ativos;
  • as economias emergentes serão responsáveis por praticamente sustentar o mercado mundial de automação – leia-se aqui as nações do BRIC, além de outras oportunidades intensamente concentradas no Oriente Médio, sul da Ásia e oeste da Europa.

Como se pode ver, a tecnologia WirelessHART® vai ao encontro das novas tendências do mercado de automação. Vejamos cada um dos tópicos citados acima.

 

 Eficiência Energética

Primeiro porque é uma solução sustentável, já que, além de se economizar energia devido ao uso de baterias que podem durar até sete anos, ainda se economiza na aquisição de materiais: gerenciando por volta de 10 a 15 pontos novos, recupera-se o investimento sobre equipamentos wireless versus custo de cabos e conduítes.

 

Gerenciamento de Ativos

Segundo, a tendência é que mais pontos de fato sejam medidos, pois, com mais recursos relacionados à informação de campo, proporcionados por essa tecnologia, mais se deseja monitorar e aperfeiçoar processos. Isso vem acontecendo naturalmente com usuários que adotam o wireless, e que até então tinham informações limitadas no 4-20mA. O gerenciamento de ativos ganha mais força.

 

Economias Emergentes

Por fim, quando falamos do Brasil e de automação industrial, falamos de Smar. São 38 anos de pesquisa e desenvolvimento voltados ao crescimento do mercado de automação, com soluções inovadoras e que acompanham o avanço tecnológico mundial. Estamos lançando nossa linha de transmissores de pressão, temperatura, nível, posição, densidade e repetidor wireless, além de outras novas características, como medição de quatro ou oito pontos de temperatura ou 4-20mA em um único transmissor, por meio da tecnologia WirelessHART®.

Para qual direção você está indo em sua planta? Saiba mais sobre a tecnologia de transmissores sem fio e gateways em: http://www.smar.com/newsletter/marketing/index324.html.