Touchés otimizam processo de retirada de lodo no Grupo Cosan

A safra atual da unidade Bonfim da Usina Cosan está funcionando com automação dos decantadores no tratamento de caldo. Todos os oito equipamentos foram instrumentados com o Touché – transmissor de pressão e densidade DT301 da Smar – medindo a densidade do lodo na saída do decantador e atuando no inversor de freqüência da bomba de sua retirada.


Touché mede a densidade do lado otimizando o funcionamento dos filtros

O objetivo da automação é manter constante a concentração deste material que vai em seguida para os filtros a vácuo. Este condicionamento otimiza o funcionamento dos filtros, permitindo a máxima extração de açúcar residual, significando redução das perdas em termos de pol da torta que sai dos filtros, diminuição da umidade, além da redução considerável no volume de caldo recirculado.

Uma novidade que foi implementada no sistema de controle da usina é a atuação remota no valor do set-point da densidade do lodo. O tanque que recebe o lodo que sai dos decantadores tem um controle que, ao indicar um nível alto, atua remotamente no valor do set-point da densidade para aumentar o tempo de retenção; e ao indicar nível baixo, pára os filtros.

Segundo o engenheiro Julio Souza, responsável pela elétrica e instrumentação da usina, a malha de controle automática implementada para retirada do lodo otimizou o funcionamento dos filtros. Segundo ele, os benefícios foram diversos, como a diminuição da recirculação de caldo e o aumento da extração.

Além disto, a intervenção da manutenção passou a ser mínima, já que quando um decantador pára, há um procedimento de limpeza que prevê a circulação de água pela sonda do Touché, impedindo a incrustação de lodo nos sensores do instrumento.

O gerente de negócios para medições de pressão e densidade da Smar, Evaristo Orellana, explica que a utilização do Touché no processo de controle automático da retirada de lodo está presente na maioria das usinas. “Os benefícios são muitos, além de o retorno sobre o investimento ser atingido num prazo extremamente curto”, esclarece.