Transmissor de Nível de Inserção apresenta excelentes resultados na Cosan

Aplicação do LD291I é sucesso na Unidade Costa Pinto

 

O LD291I – Transmissor de Nível de Inserção foi instalado na Cosan, Unidade Costa Pinto, para a medição de nível de Magma ou Massa B no cocho que recebe o produto que vem das centrífugas. A instalação foi feita em uma caixa anexa ao cocho de Magma.

O Engenheiro Evaristo Orellana, Gerente de Produto da SMAR, explica que o Magma do cocho é bombeado para os cozedores. “A medição e o controle de nível no cocho são necessários para manter-se um nível mínimo de Magma, evitando-se desta forma que a bomba gire em vazio e a consequente cavitação provoque a quebra do rotor da bomba”.

De acordo com o Gerente, o controle do nível é feito atuando-se no inversor de frequência que varia a velocidade do motor da bomba que envia o Magma aos cozedores. “Na Unidade Costa Pinto foram instalados dois Transmissores de Nível de Inserção – LD291I, um em cada extremidade do cocho de Magma, pois o cocho é dividido, tendo bombeamentos independentes para os cozedores”, explica.

Segundo Gustavo Nunes, encarregado de instrumentação da Cosan – Unidade Costa Pinto, a facilidade de instalação e a simplicidade de manutenção deste modelo de transmissor de nível foram fatores determinantes para sua escolha nesta aplicação.

Para Evaristo Orellana, esta é mais uma aplicação de sucesso deste novo modelo de Transmissor de Nível, lançado recentemente, e que vai se consolidando no mercado como uma excelente alternativa para a medição de nível em inúmeros processos, nos mais diferentes segmentos industriais.