UN-RNCE da Petrobras conta com soluções Smar para adequação à Portaria 001/2000 da ANP

Mais uma adequação nos sistemas de medição e apropriação da Petrobras, conforme exigência da portaria 001/ 2000 da ANP, será feita pela Smar. A portaria define a metodologia e as normas aplicáveis para esse tipo de medição, utilizados na produção, transporte e estocagem, importação e exportação de petróleo e gás natural.

Desta vez foram feitos dois contratos para atender o ativo de Mossoró da Unidade de Negócios UN-RNCE. Segundo Luis Augusto Carvalho, gerente da área de Negócios e Sistemas da Smar, um deles, trata-se de fornecimento em turnkey para a adequação de vasos separadores de teste, além da fabricação e automação de manifolds de injeção de gás "lift". Neste sistema são efetuadas tanto medição operacional quanto para apropriação do gás de injeção.

O outro contrato contempla o fornecimento de oito separadores gás/liquido, sendo um deles para medição operacional e os demais para apropriação. Os separadores serão instrumentados, automatizados e montados em skids, sendo um deles móvel.

Os trabalhos serão implementados em oito unidades na região de Mossoró, onde em duas delas existem estações satélites interligadas via rádio. Fazem parte do escopo de fornecimento os projetos, equipamentos, instrumentos, montagem, instalação, comissionamento, partida e certificação.