Unidade do Grupo GVO satisfeita com DT301


O DT301, aplicado à medição do grau INPM do álcool na saída da coluna, garante o bom funcionamento da malha de controle

A Usina Itapira, do Grupo GVO, está utilizando com grande sucesso o transmissor de densidade e concentração – DT301, no controle automático da retirada de álcool hidratado da coluna de destilação. A malha de controle implementada utiliza o Grau INPM do álcool na saída da coluna, fornecido pelo DT301, e a temperatura da bandeja B4.

A medição on-line da graduação alcoólica é um parâmetro fundamental para o bom funcionamento da malha de controle, pois esta medição dita o ritmo da produção, determina o rendimento da coluna e proporciona uniformidade e qualidade ao produto final.

A estratégia do controle baseada no Grau INPM do álcool na saída da coluna prevê uma maior abertura da válvula de vapor no caso de tendência de queda na graduação alcoólica, bem como o fechamento da válvula se a tendência for o aumento dela.

Segundo o coordenador de destilaria João Godoy, o sucesso desta malha de controle deve-se ao profundo conhecimento do funcionamento do processo e à tecnologia agregada ao DT301, que possibilitaram a indicação on-line do Grau INPM.

Ainda segundo Godoy, o controle automático da retirada de álcool garantiu o equilíbrio na alimentação do vinho da coluna A e na carga da coluna B, permitiu uma maior uniformidade do grau alcoólico na saída das colunas, além de proporcionar um ganho real de produtividade.