Usina indiana festeja expansão feita pela Smar

A Shree Chhatrapati Shahu SSK, usina açucareira indiana localizada no estado de Maharashtra, comemorou em janeiro a expansão de sua planta, que conta agora com novos equipamentos com protocolo FOUNDATION FieldbusTM da Smar, tecnologia de última geração absolutamente nova no país.

Nessa negociação com a usina, a Smar forneceu transmissores de pressão LD302, posicionadores de válvulas FY302, transmissores de temperatura TT302. E forneceu ainda o System302, com o software de configuração Syscon e ProcessView, uma HMI que facilita a visualização do processo industrial para o operador na tela do computador. A automação aconteceu com a parceria do integrador para o mercado açucareiro da Índia, a Indpro de Pune, e o fornecimento foi um grande sucesso no país, que possui mais de 600 usinas. “O System302 da Smar aumentou a produtividade reduzindo o custo de operação e eliminou os erros cometidos pela operação manual, incrementando a homogeneidade do produto”, garante Max Ludewig, gerente de negócios da Smar, um dos responsáveis pela venda.


Sacas decoradas para comemorar sucesso da Usina

A reinauguração com os novos instrumentos recebeu centenas de pessoas, entre autoridades da cidade de Kagal, engenheiros e funcionários da usina com seus familiares. No país, novas aquisições são celebradas com rituais espiritualistas e, durante a cerimônia, a usina foi enfeitada com símbolos religiosos em agradecimento ao conhecimento e à tecnologia.

A primeira fase de fornecimento da Smar para a Shahu foi em 2004, levando ao país automação para quatro tachos de cozimento e equipamentos para facilitar o processo de fabricação do açúcar.


Shahu: expansão com FOUNDATION FieldbusTM