Usina Rio Vermelho conta com projeto de automação da Smar

A busca pela excelência em projetos de automação começa sempre com a qualificação dos fornecedores. Com este objetivo, a empresa Equipalcool, localizada em Sertãozinho, SP, selecionou a Smar como parceira para fornecer a uma usina em sistema Turn-Key: a Usina Rio Vermelho, de Junqueirópolis, SP, do Grupo Glencore.

 O projeto de automação desenvolvido pela Smar envolve o Preparo da Cana, Extração e Moenda, Caldeiras 1 e 2, Desaerador, Tratamento de Caldo, Evaporação, Fábrica de Açúcar, Barracão de Açúcar, Torres de Resfriamento, Controle de Turbinas de Cogeração e Captação, com a possibilidade de expansão, em breve, da área de produção de etanol.

A entrega do projeto está ocorrendo por fases, conforme acordo com o cliente final. “Para o próximo ano estão previstas para colocar em andamento a Caldeira 2, além do aumento da capacidade de moagem através da inclusão de um novo terno, cogeração de energia, dois novos cozedores, entre outras expansões e melhorias nos processos”, explica Paulo Castro, da Engenharia de Projetos da Smar.

Ainda segundo Paulo, a Smar segue sua tradição de estar sempre à frente no mercado tecnológico de automação e utilizou no projeto, com sucesso, uma de suas principais novidades no mercado, o DF 97, que possui canais Profibus DP e PA em um mesmo equipamento (exclusivo no mercado), eliminando assim a necessidade de coupler para interface do meio físico DP/PA.

Além de ter fornecido quase a totalidade dos instrumentos de campo (transmissores de pressão, densidade/concentração, temperatura, nível, posicionadores de válvulas, entre outros), o SYSTEM302 da Smar, por sua característica de ser um sistema totalmente aberto, integrou com sucesso diversos instrumentos de campo de terceiros, como transmissores de pH, transmissores de vazão magnéticos, além de um CCMi (Centro de Controle de Motores Inteligente) em rede Profibus.

Por garantir alta disponibilidade, através de redundância completa do hardware, e confiabilidade, comparação de dados de duas fontes/controladores, o sistema cumpre as metas de produção estabelecidas.

Paulo Castro ainda esclarece que como é de conhecimento dos profissionais da área de automação, o cuidado com as instalações de redes industriais é a garantia de tranquilidade, segurança e ganhos de informações operacionais para os gestores do empreendimento. “Utilizando o know-how da Smar no fornecimento de plantas industriais e utilizando os mais diversos protocolos digitais, todo o sistema de automação foi montado, comissionado e posto em marcha com o foco exclusivamente voltado à melhoria dos processos, sem as preocupações adicionais normalmente ocasionadas por equipes sem conhecimentos específicos”.

Com a sua equipe de trabalho integrada e altamente qualificada, a Smar pode demonstrar aos profissionais da Equipalcool e da Rio Vermelho, ao longo do projeto, todo o comprometimento com os objetivos traçados em todas as fases durante a montagem, engenharia e partida com transparência e integração. “Para preparar a equipe de Automação e Instrumentação antes mesmo da instalação do sistema, a Smar realizou treinamentos in loco com a equipe técnica da Usina Rio Vermelho e proporcionou aos responsáveis da Automação um envolvimento integral nas dependências da Smar durante a fase de desenvolvimento do projeto, com nenhuma ‘surpresa’ na hora da partida, gerando muito conforto a todos”, comenta Paulo.

Com grande satisfação, a Smar coloca em seu portfólio de empreendimentos instalados com sucesso o nome da Usina Rio Vermelho. “Trata-se de uma grande oportunidade de enfatizar ao mercado a presença da Smar em negócios genuinamente brasileiros, de excelência tecnológica e atendimento personalizado em todas as fases do projeto (vendas, engenharia, desenvolvimento e assistência técnica)”, finaliza Paulo Castro.