loading

Relações com Investidores 2020

Há quem sonha com o sucesso.

Nós trabalhamos todos os dias para conquistá-lo.


Prezado stakeholder;

Disponibilizamos as Demonstrações Financeiras auditadas relativas ao exercício de 2020 da companhia Nova Smar S.A.

O ano de 2020 foi marcado na história de todas as nações pelo início da pandemia do coronavírus. Países acima e abaixo da linha do Equador assistiram aos drásticos efeitos nas suas economias e, em especial, nas suas populações.

Em vista deste contexto universal, empresários dos mais variados setores viram suas receitas decrescerem de forma instantânea, preços de insumos subiram acima dos padrões esperados e a rentabilidade da grande maioria das companhias chegou a patamares baixíssimos. O PIB brasileiro decresceu mais de 4,0% comparado a 2019.

A Nova Smar, assim como muitas companhias, precisou rever planos de expansão e posicionar-se de forma agressiva frente às oportunidades para se manter em ritmo de crescimento.

Felizmente, com efeito de nossos esforços agregados nas operações, no mercado, na condução de nossos planos de crescimento, foi possível gerar mais riqueza. Este resultado enobrece nossos ideais, pois entendemos que foi possível continuar construindo uma rota de sucesso mesmo frente a um oceano de adversidades.



Receita Operacional Líquida da Nova Smar em 2020 cresceu 32% comparada a 2019, totalizando montante superior a 57 milhões de reais. Comparada à 2018, a receita exibe aumento de 184%.


O lucro líquido do exercício cresceu em torno de 80% comparado à 2019. Em 2018 o lucro gerado totalizou em torno de 604 mil reais, já em 2020, o total de lucro líquido atingiu 5,4 milhões de reais.



O endividamento entre os anos 2019 e 2018 foi reduzido consideravelmente, o que denota a clara formação de caixa operacional entre os anos, passando de pouco mais de 365 reais em caixa para o valor superior a 2 milhões de reais.

Constam disponíveis nesta seção, as Demonstrações Financeiras relativas aos exercícios de 2019 e 2020, sendo estas:


  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração de Resultado do Exercício;
  • Demonstração do Resultado Abrangente;
  • Demonstração de Fluxo de Caixa;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; e Notas Explicativas

É importante destacar que as demonstrações financeiras foram devidamente auditadas por empresa de auditoria certificada na CMV (Comissão de Valores Mobiliários), ainda que não haja exigibilidade legal, conforme Lei 11.638/07 e Lei 6.404/76.