Open Process Automation Standard

Nos últimos anos a Tecnologia de Informação (TI) produziu grandes avanços tecnológicos na área de segurança cibernética, internet das coisas industrial (110 T), computação nas nuvens (cloud), realidade aumentada, processamento e análise de grande volume de dados (big data).

No setor de produção de software está acontecendo a expansão da disponibilização de softwares livres suportado por um número cada vez maior de colaboradores espalhados pelo mundo. Estamos vivendo a era do mundo virtual, o software tem emulado as funções que antes eram desempenhadas por hardware, que simula toda a operação de uma planta real utilizando somente um computador, que pode estar remoto, e rodando nas nuvens computacionais.

A incorporação destas tecnologias no setor industrial é conhecida no mercado como a transformação digital das empresas em direção à Indústria 4.0. Naturalmente o grande requisito do setor é a segurança cibernética. 0 0-PAS definiu uma nova arquitetura para os sistemas de automação baseada em padrões, aberta, segura e interoperável.

0 0-PAS aborda desafios reais, vivenciados nos usuários dos setores de Química, Petroquímica, Óleo & Gás, Mineração, Siderurgia, Alimentos & Bebidas, Farmacêutica, Celulose & Papel, Utilidades etc.

O projeto e a implementação da estrutura de controle de processo da próxima geração serão baseados em padrões arquiteturais abertos que garantirão a segurança cibernética, modularidade, interoperabilidade, extensibilidade, reutilização, portabilidade e a escalabilidade do novo sistema.

  • Redução dos custos dos negócios
  • Liberdade de escolha devido ao maior número de fornecedores
  • Interoperabilidade
  • Permite a integração dos melhores componentes de cada categoria 
  • Ambiente Comum de Computação
  • Aplica-se aos vários setores 
  • Inserção econômica de novos recursos pelo uso de interfaces de software e hardware padrões 
  • Liberdade para trabalhar com parceiros locais no desenvolvimento de ferramentas comuns 
  • Robustez e agilidade na reutilização de componentes de software e hardware 
  • Reduz os impactos de obsolescência a longo prazo 
  • Permite que requisitos para os futuros ambientes operacionais sejam atendidos  

O elemento principal desta arquitetura é o DCN (Distributed Control Node), unidade de controle distribuído, que provê a aquisição das entrada e saídas do processo de forma configurável, bem como atua no controle regulatório, digitaliza os sinais e os comunica aos computadores por um protocolo padrão da indústria e, nas unidades que suportam redes digitais de campo, atua como gerenciador da rede de comunicação. A associação dos sinais é feita via software (tag) e não por conexão física (endereços e tabelas).

A Nova Smar está participando ativamente das atividades de definição e validação do 0-PAS. A arquitetura do SYSTEM302, fornecida pela marca Smar desde 2002, é plenamente aderente à arquitetura proposta pelo 0-PAS e a empresa está comprometida em incorporar os novos requisitos de softwares definidos pelo 0-PAS.

O SYSTEM302 é o primeiro sistema de automação de controle híbrido utilizando redes digitais, tecnologias abertas e padronizadas. Cada componente de hardware é visualizado como um elemento de controle podendo participar da estratégia de controle distribuído na planta industrial.

De IO a 14 de junho de 2019, em Raleigh, EUA, nas instalações da ISA, a Nova Smar participou do teste de interoperabilidade do OPAS (0-PAS Inter-Operability Test), juntamente com outras 17 empresas do setor de automação. Os testes visaram validar os conceitos da primeira versão da norma do 0-PAS liberada em janeiro de 2019. Este evento demonstra a força do OPA Forum, que tem levado empresas concorrentes a se unirem em torno do esforço de colaboração para criar uma tecnologia superior em benefício dos seus clientes.

 

Engº Edner Ricardo Pontes / Engº Delcio Prizon

 

O elemento central da arquitetura do SYSTEM302 é o DFI (Distributed Field Interface), que perfaz todas as funções definidas pelo DCN na arquitetura 0-PAS. A Nova Smar disponibiliza estes dispositivos de controle distribuídos nas tecnologias Foundation Fieldbus, Profibus PA, Profibus DP, Modbus, HART, WirelessHART e nos sinais convencionais. Assim como através dos celulares baixamos aplicativos, nos controladores da SMAR podemos baixar aplicativos customizados (blocos funcionais) produzidos pelos usuários através do conceito de blocos flexíveis.

 

"É com grande satisfação que eu digo, a Smar é a melhor fornecedora de sistemas de controle com a qual eu me associei em meus 32 anos como Engenheiro de Sistemas de Controle. Seu comprometimento com a Duke Energy e seu extraordinário serviço para prover instrumentos de maneira rápida e eficientes são muitos apreciados. Espero ter uma associação longa recompensadora com a Smar. Eu divulgarei a todos os meus outros associados na indústria Nuclear. Resumindo, a Smar é absolutamente das melhores. " Willard H. Klllough Jr., PE. Engenheiro de Sistemas de Controle.

 

Para saber mais, acesse os links abaixo:

O-PAS - The Open Group
COPAS - COPA QuickStart™ Showcase
Linha de Produtos NOVA - Tecnologia O-PAS